Para dar início ao processo de solicitação do benefício, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a lista de documentos e requisitos necessários é bastante simples. No entanto, é importante que o processo seja montado de acordo com os padrões deste órgão governamental, pois isso auxiliará na rapidez da liberação do seu benefício, caso se aplique.
Além de um documento de identificação com foto e o número do CPF. O trabalhador também deve apresentar sua carteira de trabalho, carnês e outros comprovantes de contribuição junto à Previdência Social.
Os requisitos abaixo também devem ser atendidos, devidamente observado o evento de origem para o direito a receber o salário-maternidade.
As informações constantes do banco de dados do INSS valem para comprovar filiação à Previdência Social, tempo de contribuição e salário de contribuição, desde que não contenham nenhuma marca de erro.
Caso deseje incluir, alterar ou excluir informações dete banco de dados, o cidadão deverá apresentar os documentos abaixo. A documentação necessária varia, conforme a categoria a que o trabalhador se vinculava na época.